Marcação de território e o mito do cão dominante


"Sempre será mais fácil aceitar o que já está estabelecido do que
 reformular a ideia e buscar outros olhares sobre o assunto"

Responda rápido: Seu Cachorro é dominante?

Sempre que precisamos falar contra um conceito enraizado e estabelecido, o assunto vira polêmica. Mesmo assim, vamos em busca de verdades, pois quanto mais conhecemos nossos amigos peludos, mais poderemos melhorar a qualidade de vida de toda a nossa família.

Eu cresci ouvindo dizer que cachorro fazia xixi pra marcar território, eu observava o comportamento dos meus pets e via que muitas vezes ele esperavam horas para apenas no passeio se aliviarem, e por consequência, este pensamento de marcação de território cabia muito bem.

Já adulta e criando apena uma cachorrinha fêmea, percebi que isso também acontecia com ela, e foi quando, pela primeira vez eu questionei o conceito de dominância ligada ao xixi no passeio. Ai apareceu quem dissesse: mas também existem fêmeas dominantes. Nesta época, eu tinha apenas a Duda, uma cachorrinha vira-lata de temperamento tempestuoso, e mais uma vez o pensamento caia bem, já que lidar com a Duda parecia um a briga de quebra de braços diariamente.

Sempre será mais fácil aceitar o que já está estabelecido do que reformular a ideia e buscar outros olhares sobre o assunto. Mas eu adotei a Berenice, a cachorrinha mais dócil e gentil que já tive. E com ela nada que dissesse respeito a dominância caberia, porém ela é daquelas que espera pra fazer xixi na hora do passeio, ela vai de cantinho em cantinho cheirando e deixando seu cheirinho. Já era a hora de meu olhar mudar, mas qual verdade substituiria o conceito de dominância, agora super abalado pela convivência com Berê? 

E eu adotei a Nix, uma boxer louca, que veio para nós depressiva e maltratada, e que precisava de todo investimento humano para voltar a ser feliz. Foi quando me joguei no estudo sobre qualidade de vida, passeios educativos, enriquecimento ambiental e treino positivo. Eu acabei por conhecer muitas referencias sobre o assunto, e uma dessas pessoas falou sobre a socialização de cães no passeio. Foi quando a ficha caiu, e como era óbvio que se tratava de socialização.

What's? I not understand!!!

Socialização, meu velho (como diria meu marido)! Cães fazem xixi no passeio para socializar! Eles deixam seu cheiro para que outros cães os conheçam, e cheiram para conhecer quem passou por ali. Na linguagem humana, estão distribuindo seu cartão de visita, estão deixando seu perfil público em suas redes sociais.

“Mas menina, machos não castrados fazem xixi em tudo que é canto e isso é sim marcação de território e dominância”, pois menina se eu te disser que ele faz isso porque você não ensinou a fazer no lugar certo, que você acha? E na rua, ele está APENAS socializando. Está distribuindo seu perfil do Tinder, informando as moças que passarem por ali que ele está disponível. A mesma situação acontece com as cadelas não castradas. 

Com o cheiro do xixi, eles informam aos passantes sua idade, sexo, porte, doenças, e até o que comeram na última refeição, ou seja, seu cachorrinho também tira foto da comida e posta no Instagram! É tão importante para um bom passeio essa troca entre os cães, que inclusive para cachorros reativos, é a melhor formar de começar a sua socialização com outros cães, pois ele aprende a lidar com a “presença” de outro cachorro através do seu cheiro.

Mas e aqueles cachorros que fazem xixi em cima do xixi de outro dog? Eu consigo ver duas situações ai: 

  • Aquele point é uma rede social ativa, uma hashtag bem acessada.
  • Os 'não castrados' estão eliminando o cheiro da concorrência, e isso serve para machos ou fêmeas.

Ou seja, dominância é o que mesmo? Não é!! Aliás é sim um termo ultrapassado e tão provinciano quando o machismo, racismo, mas que andam por ai velados e enraizados em muitos dos nossos pensamentos.


By Danubia Vilhena, tutora de Duda, Nix e Berenice - Instagram @asdoguinhas

Foto: Mônica - Good Dog Fotografia





You Might Also Like

0 comentários

Fale conosco